Friday, January 25, 2008

"canecos" de uauuuuuusssss...


Tuesday, January 22, 2008

ofuscam-se me os olhos...








ahhhhhhh...

porque é mesmo para ficar de boca aberta...

meus queridos apresento-vos o Grande Palácio Real... não haverá nada igual... nada...

Este Palácio reúne um complexo de diferentes edifícios... e serviu como residência do Rei da Tailândia do séc. XVIII até metade do séx.XX... por altura da misteriosa morte do Rei Ananda Mahidol (também conhecido como Rei Rama VIII)...

As zonas a destacar são: Wat Phra Kaew, o templo que contém o Buda de Esmeralda e Chakri Mahaprasad Hall, um edifício influenciado pelo movimento Renascentista italiano... mas há muito mais... muito mais para ver...

(atenção: o templo abre e fecha cedo... se não me falha a memória ás 15h30m... pelo que tenham isso em consideração quando planearem o vosso roteiro... outra coisa é que há fortes regras quanto a vestimentas... não são permitidos decotes... ombros e pernas á vista... ou nada que possa ser considerado ofensivo... mas... não se preocupem... o palácio empresta calças, saias e xailes tailandeses...)

Saturday, January 19, 2008

O Buda Deitado...












uma imagem colossal... com 46 metros de comprimento e 15 metros de altura... folheada a ouro, madre-pérola, entre outras preciosidades... que se encontra no Templo Wat Phra Jerupon - geralmente denominado Wat Pho... localizado a sul do Grande Palácio Real...

Tuk Tuk...









Andar de tuk tuk nem que seja por uma única vez é obrigatório… o melhor até seria um circuito sem paragens… só mesmo para viver esta aventura… porque acreditem é uma loucaaaa aventura…
as ultrapassagens à maluca... os percurso em contra-mão... as passagens rasantes ao que quer que se nos atravesse no caminho... é uma adrenalina pura em movimento... totalmente desaconselhável a pessoas “caretas” ou com problemas de coração… recomendações: nunca queiram apanhá-los à porta de qualquer ponto estratégico de “caça ao turista totó ou desesperado”… escolham sempre zonas fora desta influência… pois só assim terão poder de negociação sobre o preço do circuito que querem fazer… e embora a viagem seja só paga no final da mesma… não pensem que isso vos dá alguma garantia… como a gasolina para estes "triciclos" motorizados é financiada pelo governo… se por acaso durante a espera nalgum stoping place… o vosso motorista encontrar melhor carteira… abandona-vos e... não há nada mais frustrante do que ficar no meio do “nada” á mercê de outros tuk tuks...

Táxis e taxistas...

Devido ao problema do trânsito… e porque os táxis são conduzidos aqui pela pior estirpe de taxistas… evitem-nos… principalmente a horas de ponta…
Quando não houver alternativa… antes de entrar perguntem se funcionam com taxímetro e depois certifiquem-se de que este foi ligado aquando da vossa entrada… de contrário arriscam-se a uma conta “ao calhas” e surpreendentemente elevada… se estiverem á rasca para encontrar um táxi com taxímetro a funcionar… comum em áreas turísticas ou á noite (altura em que ás vezes, porque sao uns tipos á maneira e muito correctos, gostam de cobrar uma taxa extra de serviço...)… negoceiem o valor da viagem antes do início da mesma…

Não se iludem... serão sempre enganados... mas já com um outro "estilo"... eheheh...

Andar a pé…

é uma aventura… não só pelos “motociclistas do inferno”… mas porque muitos passeios foram sequestrados por mercados ambulantes e por lojistas gananciosos de espaço… mas não há dúvida que é onde poderão contactar com o que há de mais genuíno na cultura deste povo…
desconfiem dos “simpáticos” locais que aproximam-se para perguntar-vos donde são e para onde vão… principalmente se (por acaso) calhar irem na mesma direcção… e se (por acaso) tiverem umas dicas imperdíveis para… são camuflados vendedores ou até guias instantâneos que no fim da caminhada vos cobram por um serviço que vocês nem deram por ter pedido… ah… atenção: não se deixem iludir pela escala do vosso mapa… a cidade é brutalmente gigantesca… e as distâncias nunca são curtas…
O metro é sem dúvida o melhor meio de transporte da cidade… rápido… barato… limpo… mas infelizmente apenas existe numa área limitada da cidade… longe de tudo o que é fundamental e turístico de se ver…

Friday, January 18, 2008

"Pérolas" douradas...



Tuesday, January 15, 2008

Deslocações...

O trânsito é infernal e constante…seja a que hora do dia e da noite for…e perde-se precioso tempo preso no caos do tráfego…
Para minimizar isso o melhor é optar por ir à janela…e gastar o tempo a observar as cores alegres dos táxis... ou os carismáticos autocarros do tempo da guerra…ou os castiços tuk tuk a tentar furar as filas intermináveis arriscando o conduzir em contra-mão…ou os pedestres a esquivar-se das motas que invadem os passeios…entre outras paisagens típicas do quotidiano citadino…enquanto vão lentamente percorrendo o vosso caminho…

Friday, January 11, 2008

Na Tailandia...

Bangkok de todos os sítios que visitei…foi, até ao momento, aquele que pior me impressionou…é caótico…stressante…porco…labiríntico…desproporcional…entre outros tantos defeitos…
Uma cidade que ao longo da história…foi-se espalhando como um implacável vírus…absorvendo as terras em redor…fora de qualquer preocupação e padrão urbanos…concentrando em si um misto de tudo e de nada…entre modernidades e medievalismos…
Claro que lá se vão encontrando algumas pérolas pelo meio de toda aquela confusão…e se não fossem esses toques particularmente especiais…não valia o passeio…